IX Conferência Estadual de Assistência Social do Tocantins

A realização da conferência estadual de assistência social representou mais um momento histórico no processo de consolidação do Suas – O Sistema Único de Assistência Social – no Tocantins. Foi a consagração de um processo que teve 135 conferências municipais, com a participação de 16.376 pessoas entre gestores, trabalhadores do Suas e de políticas intersetoriais, entidades prestadoras de serviços e usuários. O depoimento foi dado pela presidente do CEAS-TO, Régina Mercês Aires Rodrigues Dias na abertura do evento – realizado entre os dias 08 e 10 de outubro, no Auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

A Conferência iniciou-se com uma Apresentação cultural, do Balé Folclórico do Carmo, do município de Monte do Carmo, que demonstrou a riqueza do povo tocantinense e emocionou a todos os presentes. O secretário Agimiro Dias da Costa, titular da Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social; a Presidente do CEAS TO, Régina Mercês Aires Rodrigues Dias; a vice presidente do Coegemas, Divina Herly de Carvalho, e o conselheiro nacional José Ferreira da Cruz, representante do CNAS, foram as autoridades que compuseram a mesa, que contou ainda com a presença de um representante dos usuários da política de assistência social, Valdimiro Ribeiro Leite.

O representante do CNAS, conselheiro José Crus, ressaltou a importância do processo de conferências, enfatizou os 20 anos da promulgação da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social, dez anos do Bolsa Família e os oito anos do SUAS.

Tendo como tema central A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS, as discussões na Conferência são feitas em seis eixos: O Cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do SUAS: vigilância socioassistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação;  Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos;  Gestão dos benefícios no SUAS;  Regionalização. Desta forma, na manhã do último dia, os participantes da Conferência estadual do Tocantins realizaram a discussão por eixos, de acordo com as orientações dadas pelo CNAS.

A plenária final reafirmou as recomendações e aprovou as novas deliberações, além de eleger os delegados que representarão o Tocantins na IX Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá em Brasília no período compreendido entre os dias 16 e 19 de dezembro.

 

Anúncios