Os encontros realizados no Maranhão e no Rio Grande do Norte fecharam a etapa estadual da Conferência de Assistência Social.

Brasília, 11 de novembro de 2013

 

A Conferência Estadual do Maranhão, realizada 29 a 31 de outubro, em São Luiz, reuniu usuários, gestores, trabalhadores e conselheiros para avaliar os avanços obtidos na gestão e financiamento do Suas e propor estratégias e diretrizes para o seu aprimoramento no Maranhão.  O CNAS foi representado pela conselheira Margareth Dallaruvera.

A conferência magna, sobre “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Suas” foi proferida pelo pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Edval Bernadino Campos, e foram realizados painéis  de discussão sobre os seis eixos temáticos, trabalhos de grupo e a escolha dos delegados que participarão do encontro nacional.

A Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte foi realizada em Natal nos dias 4 e 5 de novembro, com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária da Sethas, Shirley Targino; da presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Márcia Maria Rocha.  O MDS foi representado por Vitória Batista e a conselheira nacional Marisa Rodrigues representou o CNAS. Na abertura do evento, a governadora garantiu para 2014 a contrapartida estadual no cofinanciamento para as políticas públicas – que deve ser pactuado entre as três esferas de poder: municipal, estadual e federal.  Segundo ela, esses recursos estão sendo pensados agora, na elaboração do Orçamento Geral do Estado, para o próximo exercício. “Será o primeiro passo para uma gestão pública da assistência social de melhor qualidade”.

Todos os estados têm até o dia 15 para lançar, no Sisconferência,  a inscrição de seus delegados à Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá em Brasília de 16 a 19 de dezembro.

 

Anúncios