Prezado Delegado! Prezada Delegada!

 

Com muita alegria, o CNAS recebeu sua inscrição para a participação na IX Conferência Nacional de Assistência Social! É o momento de avaliar e construir solidamente o Sistema Único de Assistência Social, agora com relação aos temas ligados à Gestão e Efetivação do SUAS.

Estamos certos de que juntos conseguiremos viver momentos históricos para a Política de Assistência Social justamente quando celebramos 20 anos de Lei Orgânica de Assistência Social, a LOAS e 8 anos de construção do SUAS.

Como você sabe, a proposta desta IX Conferência é diferente das anteriores. E porque? Porque o CNAS avaliou ser muito importante que esta Conferência, diante dos 8 anos de SUAS (e 8 Conferências realizadas entre um período de 15 anos), pudesse favorecer um novo momento: o de avaliação do SUAS por meio do monitoramento das deliberações das conferências anteriores.

Afinal, é muito importante saber em que momento estamos. Precisamos saber o que aconteceu com as decisões que tomamos para consolidar o SUAS. Precisamos ter certezas onde devemos centrar forças e insistir com veemência para consagrá-lo como política de Estado. Precisamos conferir, avaliar, conhecer muito bem a realidade do SUAS em todos os municípios, estados e União para poder propor e deliberar de forma mais acertada, com propostas que não se repetem ano a ano, sem que façamos o monitoramento delas e, portanto, da própria situação do Sistema.

Eis a diferença: a Conferência Nacional, assim como as conferências municipais e estaduais realizadas em 97% dos municípios, também verificará (e analisará) o que ocorreu com as deliberações votadas pelos delegados nas conferências nacionais de 2005, 2007, 2009 e 2011. Apresentaremos este monitoramento para que a IX Conferência Nacional possa avaliar os avanços, as conquistas, as dificuldades e os desafios do SUAS e decidir a partir de fatos.

Assim, teremos uma Conferência especial e diferente na metodologia, assim como foram as conferências de municípios e estados.

Vamos enviando a cada dia um pequeno lembrete sobre a Conferência Nacional para que você, construtor do SUAS, possa começar a vivê-la desde já.

Saiba da nossa satisfação e honra em recebê-lo!

Até amanhã,

Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS

Anúncios