A Avaliação Nacional do SUAS: Começando a IX Conferência Nacional

Depois de falarmos sobre alguns aspectos importantes da metodologia das Conferências de Assistência Social de 2013, vamos apresentar algumas informações importantes sobre a estrutura da IX Conferência Nacional.

A proposta de formato da IX Conferência está estruturada de forma a ser coerente com a metodologia vivenciada em todas as Conferencias Municipais e Estaduais, ou seja, preparada para privilegiar a avaliação do SUAS.

Assim, a IX Conferência Nacional terá uma programação diferenciada iniciando com um Painel de Avaliação Nacional do SUAS. E porque será assim? Por que não começamos com uma palestra sobre o tema interessante da conferência? Justamente porque pautamos debater Gestão e Financiamento por dois meios: o monitoramento das deliberações anteriores, por eixo e a análise do quadro de financiamento e gestão do SUAS no município e no estado.

Este Painel Central com o tema da Avaliação Nacional do Suas, por sua vez, esta pautado nos resultados das Conferências Estaduais e do Distrito Federal no que se refere ao Instrumental I, com as análises sobre as deliberações anteriores e as indicações do Instrumental II: as propostas novas que o estado deliberou ara a esfera estadual e as recomendações. Outra referência importante para esta Avaliação Nacional do SUAS é justamente a Análise das Deliberações das Conferências Nacionais (2005 a 2011), a partir da perspectiva do controle social e da gestão federal, feitas pelo Conselho Nacional de Assistência Social e Secretaria Nacional de Assistência Social, respectivamente.

Assim é que vamos começar a nossa IX Conferência, com espaço para ouvir e para debater e nos preparando para os demais momentos de discussão e deliberação.

CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CNAS

Anúncios