Mesas Temáticas Simultâneas – Mesa 3

Mesa 3: O Mundo do Trabalho e o Trabalho no SUAS
Palestrantes: Márcio Pochmann e Jucimeri
Coordenadores: Conselheiro Nacional José Crus e Carlos Rogério (CTB)

A tarde do segundo dia da IX Conferência Nacional de Assistência Social foi dedicada à realização de seis mesas temáticas simultâneas, sobre assuntos relacionados ao tema da Conferência: “A gestão e o financiamento na efetivação do Suas”.

Na mesa temática O mundo do Trabalho e o Trabalho no Suas, a superintendente de planejamento da Fundação da Assistência Social de Curitiba, Jucimeri Silveira, defendeu que não há como discutir gestão e financiamento do Suas sem tratar das condições de trabalho dos profissionais da área. “Em tempos de crise financeira e social, de banalização da vida, de violência, o debate sobre o trabalho social determina qual a nossa contribuição para a construção de uma sociedade mais igualitária”, disse.

O economista e professor Márcio Pochmann, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ressaltou que é necessário reconhecer os limites da atuação da assistência social, e também adaptá-la a situações que já ocorrem no país. “No Brasil já existem mais de três milhões de pessoas com mais de 80 anos de idade. Estamos preparados para atender esta população?”, indagou.

Pochmann também assinalou novidades demográficas, como a diminuição dos nascimentos, os novos arranjos familiares e novas formas de trabalho, além do surgimento de doenças da modernidade, como a depressão. “Temos uma realidade e algumas oportunidades para dar um protagonismo ainda maior à atuação da assistência social no país.”

(Com Ascom/MDS)

Anúncios