CNAS apoia a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil

Na manhã desta quarta-feira (05), a especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério da Integração Nacional Mariana Zanatta apresentou a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) aos membros do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), reunidos em sua 219ª reunião ordinária. A apresentação teve como objetivo principal engajar os cerca de 30 conselheiros nas discussões sobre proteção e defesa civil.

Com a presença da presidente da CNAS, Luziele Maria de Souza Tapajós, e do coordenador geral de Mecanismos Formais de Participação Social da Presidência da República, Marcelo Pires, o Conselho foi convidado a participar da mobilização para realização das etapas preparatórias da conferência nos municípios e mesmo para organizar conferências livres.

Após a apresentação, os conselheiros destacaram a importância do tema e da conferência para a construção de uma política pública de proteção e defesa civil. O CNAS irá apoiar a 2ª CNPDC com a divulgação das ações relacionadas ao processo conferencial e na mobilização das prefeituras para que realizem suas etapas municipais até o dia 15 de março, fazendo com que os pleitos locais cheguem até a etapa nacional, que será realizada de 27 a 30 de maio, em Brasília.

A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para isso, serão realizadas diversas etapas por todo o país. Antes da etapa nacional, ocorrerão  etapas municipais, estaduais, distrital, livres e virtual. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de defesa civil, representantes da sociedade civil, da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.

Veja o blog da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil:

http://www.2cnpdc.mi.gov.br/pt/inicio

(da Assessoria do Ministério da Integração)

Anúncios