Errata: Especialistas discutem, em Brasília, trabalho social com famílias

Um total de duzentos especialistas estão reunidos, em Brasília, no “Encontro de Alinhamento sobre Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social”.

O encontro, promovido pela Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS/MDS, teve início dia 24 de fevereiro. A presidente do CNAS, Luziele Tapajós, representou o CNAS. O evento contou com a participação dos conselheiros nacionais Simone Albuquerque, Lea Braga, organizadora do evento, José Crus, Fabio Bruni  e Graça Prola que participaram representando o MDS e Fonseas, respectivamente.

O objetivo do encontro é examinar o atual estágio do trabalho social com famílias no âmbito do SUAS, além de qualificar a discussão, ampliar o debate e aprimorar práticas. Para isso, foram convidados representantes de secretarias municipais, estaduais e do DF que executam a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), ou seja, gestores e trabalhadores, consultores da área de políticas sociais e servidores do MDS, além de professores vinculados às universidades participantes do Capacita SUAS.

“Estamos buscando problematizar a dimensão do trabalho social com as famílias”, explicou Léa Braga, Diretora do Departamento de Proteção Social Básica do MDS, responsável pelo Encontro. Duas questões orientam as oficinas do evento: 1) Considerando os conceitos que fundamental a matricilidade sociofamiliar na perspectiva da garantia de direitos, o que se espera do trabalho social com famílias? E 2) Quais conteúdos e elementos devem compor as orientações do trabalho social com famílias?

Esse é o primeiro evento do Ciclo de Debates sobre Trabalho Social com Famílias na PNAS, que incluirá, ainda, a realização de cinco encontros regionais e um internacional, todos com o apoio do Banco Mundial.

Anúncios