Curso a distância capacita conselheiros a realizarem controle social mais efetivo

O curso Controle Exercido por Conselhos da Assistência Social, criado pelo TCU e todo ele à distância, já recebeu 4.128 matrículas e, dentre os matriculados, 566 já concluíram o curso. A informação foi dada pelo chefe do Serviço de Educação a Distância do TCU, Pedro Koshino que, representando o diretor de Relações Institucionais do órgão, esteve ontem no CNAS para apresentar o curso ao Pleno do Conselho, reunido em sua 220ª Reunião Ordinária. Além de Koshino, participou da reunião a auditora federal de controle externo Silvia Helena de Campos Martins.

DSCF3786 controle

O objetivo do curso é estimular o controle social, explicou Koshino, e, para que esse controle seja efetivo, o TCU propõe instrumentalizar os conselhos municipais e estaduais com ferramentas adequadas para cada programa da área de Assistência Social. Há, por exemplo, uma matriz de fiscalização para Bolsa Família, uma matriz para avaliar os CRAS etc. O curso pretende, também, criar espaço para conversas e compartilhamento de experiências entre os conselhos.

“É um curso muito fácil”, assegura Sílvia Martins, explicando que ele pode ser feito de acordo com a disponibilidade de tempo do participante. Ele é todo feio pela internet e, embora seja dirigido aos membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social, todos os interessados podem se inscrever e fazer o curso, com acesso a todos os conteúdos e com direito ao certificado.

A expectativa dos responsáveis pelo controle externo é que todos aqueles que pretendam se candidatar já se capacitem para iniciarem seus mandatos instrumentalizados para um bom exercício de suas funções de controle social. “O controle social, exercido pelo cidadão que deve receber o benefício, tem uma efetividade maior que o controle externo”, destaca Koshino “porque ele vê não apenas desvio, mas a adequação das medidas, se as ações são, de fato, prioritárias e de estão realmente beneficiando os cidadãos”.

Para fazer o curso

Antes de fazer a inscrição, é preciso se cadastrar no Portal TCU (www.tcu.gov.br), clicando em Acesso identificado ao Portal TCU, no lado superior direito da página (www.tcu.gov.br). Você deverá informar alguns dados pessoais e, em seguida, receberá um e-mail para confirmação de seu cadastro.  Após concluir o cadastramento, vá à página do TCU e clique em Educação corporativa. Em seguida clique em Ambiente Virtual. Você será direcionado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativa. Informe usuário e senha utilizados no cadastramento e clique em Acesso. Selecione o curso Controle Exercido por Conselhos de Assistência Social e siga as orientações.

 

Anúncios