Em maio, CNAS realizará Reunião Descentralizada e Ampliada

No início desta gestão do CNAS, em outubro de 2012, o Colegiado apresentou a agenda temática que representava as principais metas colocadas para o CNAS no biênio 2012-2014

(http://www.mds.gov.br/cnas/agenda_tematica_cnas_2012_2014.pdf/view).

Em sua apresentação, está dito tratar-se de “um extrato do Plano de Ação do CNAS, resultado de um propício momento de debate sobre o controle social da política de assistência social e, portanto, sobre as principais atividades a serem desenvolvidas neste âmbito”.

Agora, ao finalizar esta gestão que tem à frente Luziele Tapajós como presidente e Leila Pizatto como vice-presidente, o CNAS apresentará os resultados alcançado ao longo do período. Essa prestação de contas, entre outros temas, será pauta da Reunião Descentralizada e Ampliada, que ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de maio, em Brasília DF por manifestação do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal – CAS DF.

O Regimento Interno do CNAS (http://www.mds.gov.br/cnas/menu_superior/regimento-interno) determina que, a cada ano, um mínimo de duas e um máximo de quatro das reuniões ordinárias terão caráter descentralizado e ampliado. Trata-se de uma reunião aberta aos diversos atores da Assistência Social: trabalhadores, usuários, entidades de usuários, gestores, especialistas, estudantes. O anfitrião é o conselho estadual da unidade da Federação que sedia o evento. No caso, o CAS-DF. Sempre é esperado um grande público para os importantes debates que ocorrem nesse evento de natureza ampliada e participativa.

Temas como a Resolução 16/2010, que define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades e organizações e dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos conselhos municipais de assistência social,  a adequação da Tipificação de Serviços Socioassistenciais, o processo de eleição de representantes da sociedade civil junto ao CNAS, o monitoramento das deliberações das conferências estarão na pauta da Reunião  Descentralizada e Ampliada do CNAS.

Em breve informaremos sobre o processo de inscrição.

Anúncios