CNAS participa de encontro nacional do Congemas

O XVI Encontro Nacional do Congemas teve início ontem, dia 28, e prossegue até o dia 30, quinta-feira, em Cuiabá (MT). Seu tema é “Avaliando o SUAS: um olhar sobre a gestão compartilhada dos entes federados” e reúne cerca de 3 mil pessoas, entre técnicos e gestores de Assistência Social.

O encontro nacional foi precedido por encontros regionais, com público previsto de 400 a 500 gestores de Assistência Social. O encontro da região Sudeste ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro, na cidade de São Paulo. Na região Norte, foi realizado em Macapá (AP), nos dias 20 e 21 de fevereiro, na região Nordeste, ocorreu na cidade de Ihéus (BA), nos dias 13 e 14 de março, e, na região Sul, o encontro foi realizado em Porto Alegre (RS) nos dias 27 e 28 de março.

O Controle Social do Suas é tema de oficinas temáticas, uma realizada ontem e outra a ser realizada amanhã e tem, entre seus expositores, a presidente do CNAS, Luziele Tapajós.

Cerca de oitenta pessoas acompanharam a oficina de ontem, que tratou do significado e desempenho do Controle Social no âmbito do SUAS, da representatividade nos Conselhos de Assistência Social, do fortalecimento do controle social e suas atribuições para consolidar o SUAS, do papel estratégico dos órgãos gestores em relação ao efetivo funcionamento e atuação dos conselhos e conferências em relação aos variados aspectos: planejamento, orçamento, provisão de infraestrutura necessária, recursos humanos, materiais e financeiros e articulação política, além de aspectos cruciais e desafios da efetivação do controle social em municípios de diferentes portes.

Junto à presidente do CNAS, também como expositora, professora Eleonora Schettini Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais e, na coordenação da oficina, Maria Joaquina de Jesus, do Coegemas/GO, Secretária Municipal de Assistência Social da cidade goiana de Jussara.

Confira a programação aqui

 

Anúncios