CNAS INFORMA – REUNIÃO REGIONAL NORTE

O CNAS, considerando a importância de fortalecer o controle social, adotou em seu planejamento na gestão 2012/2014 a estratégia de viabilizar reuniões regionais com os Conselhos Estaduais de Assistência Social – CEAS e com o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal – CAS/DF. Essa nova estratégia de aproximação e interação foram projetadas para ocorrerem semestralmente, construindo uma relação mais próxima com o objetivo de discutir junto aos CEAS e CAS/DF questões afetas ao controle social do SUAS, atendendo às especificações das cinco regiões do país, contribuindo para o aprimoramento do planejamento e ações dos CEAS e CAS/DF e nova forma de interagir entre CNAS e Conselhos.

Para o segundo semestre, a gestão 2014/2016 aprovou os estados, as cidades e datas das reuniões a serem realizadas nas 5 regiões do país. A primeira Reunião Regional de 2014 será na Região Norte em Belém/Pará nos dias 21 e 22/08 e contará com a presença  dos  CEAS do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A programação no dia 21 será o relato das  “principais dificuldades e avanços dos CEAS, considerando as especificidades e particularidades regionais. Neste dia acontecerá os relatos dos CEAS e o debate ampliado sobre este tema.

No dia 22 será realizado a “análise e avaliação dos Pactos de Aprimoramento de Gestão Estadual da Região Norte e o papel dos CEAS no apoio aos CMAS no controle social do SUAS”, incluindo discussões a cerca do que são os Pactos de Aprimoramento de Gestão Estadual, Municipal e do DF, relato dos conselhos sobre o acompanhamento das Metas dos Pactos de Aprimoramento da Gestão Municipal e Estadual, a avaliação da Ação do Controle Social no âmbito da avaliação dos Pactos de Aprimoramento de Gestão Municipal, Estadual e do DF. Nesta linha, será debatida a situação atual, idéias, iniciativas para aprimoramento desta ação de acompanhamento. Finalizando o evento haverá discussão sobre o tema dos Conselhos de Assistência Social – CAS exercendo a participação e o controle do Programa Bolsa Família – PBF – conforme Resolução CNAS nº 15/2014.

Anúncios