10 anos do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

LOGO 10 ANOS SUAS

10 anos do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Em 15 de julho de 2005 o Conselho Nacional de Assistência Social aprovou a Norma Operacional Básica do SUAS, indutora do processo de organização do SUAS em âmbito nacional. A NOB SUAS representa um divisor de águas para a implementação de uma política pública de assistência social pautada no Direito Socioassistencial.

Um dos pontos estruturantes do SUAS é a sua organização em torno de mecanismos de participação e controle social. Os conselhos, fóruns, movimentos e os cidadãos em geral têm como desafio cotidiano atuar na melhoria dos mecanismos de participação e controle social do SUAS

O CNAS vem pautando a discussão e estimulando o reconhecimento da participação por meio de distintas formas de organização dos usuários, conforme orienta a Resolução CNAS nº 24/2006, a qual afirma que a representação dos usuários se dá também por formações, dispensada de aspectos formais e jurídicos, tais como registros em cartório, devendo privilegiar a participação dos usuários dos serviços socioassistenciais, seja nos equipamentos públicos e estatais (CRAS, CREAS, Centro POP etc) ou nas entidades de assistência social.

Conclamamos, neste dia de comemoração e nesse período de realização de conferência,  que todos em seus espaços, promovam uma participação efetiva dos usuários do SUAS nos encontros preparatórios às conferências e nas de conferências, momento impar para ouvir, do próprio usuário, o SUAS que se quer para os próximos 10 anos.

Juntos, fortalecendo o controle social do SUAS!

Anúncios