ENCONTROS REGIONAIS DO CONGEMAS SÃO FINALIZADOS PRÓXIMA ETAPA É O ENCONTRO NACIONAL

ENCONTROS REGIONAIS DO CONGEMAS SÃO FINALIZADOS

PRÓXIMA ETAPA É O ENCONTRO NACIONAL

unnamed (1)

(Foto: Arquivo pessoal Edivaldo Ramos – Abertura do Encontro da Região Sudeste do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social, realizada na tarde de 17 de março, em Vida Nova do Imigrante – ES)

O Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social CONGEMAS com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome – MDS vem realizando os Encontros Regionais desde fevereiro e realizará o XVIII Encontro Nacional do CONGEMAS no dia 23 a 25 de maio em Brasília/DF. Os eventos tem como tema central “Plano Decenal – Concretizando o pacto federativo” assunto que visa contribuir para construção do Plano Decenal para os próximos dez anos conforme deliberado na X Conferência Nacional de Assistência Social realizada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS no último ano.

 

O primeiro Encontro Regional do CONGEMAS de 2016 foi realizado em fevereiro no Centro Oeste no município de Campo Grande/MS, no mês de março foram realizados três encontros o regional Norte que aconteceu em Boa Vista/RR, o Encontro Sudeste em Venda Nova do Imigrante/ES  e o Encontro Nordeste realizado em Natal/RN, o presidente do CNAS, Edivaldo Ramos e os conselheiros Anderson Miranda e Alceu Khun representaram o CNAS nesses eventos. Em Abril foi realizado o Encontro regional Sul em Foz do Iguaçu a conselheira Cláudia Faquinote e o Conselheiro Anderson participaram do evento juntamente com o presidente do CNAS.

 

Para o presidente do CNAS os Encontros Regionais se constituíram em mais um espaço de extrema valia para continuidade do debate sobre a construção do Plano Decenal 2016/2026 e o Pacto Federativo no Sistema Único da Assistência Social – SUAS, debate este iniciado no processo conferencial de 2015, o qual percorreu as instancias municipais, estaduais, e nacional. Nesse sentido, o CNAS compreende que o CONGEMAS ofereceu grande contribuição, posto que as discussões não se limitaram ao ano de 2015, conforme antes previsto

 

A última etapa desse processo de discursões será no  Encontro Nacional a realizar -se no dia 23 a 25 de maio em Brasília/DF.  O Encontro Nacional deverá abordar as questões apontadas nos Encontros Regionais com relação ao tema proposto.

Anúncios