GESTÃO DEMOCRÁTICA E CONTROLE SOCIAL DO SUAS É TEMA DA REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CNAS

   Nesta terça-feira (22/05) iniciou a Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. A reunião acontece durante dois dias e trata sobre Gestão Democrática e o Controle Social no Sistema Único da Assistência Social – SUAS, esse tema foi abordado pelo Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – IPEA, Daniel Avelino Pitangueiras na manhã de hoje.

    O Pesquisador Daniel Avelino destacou que participação social não é favor,  é direito. “O desenvolvimento normativo da política de assistência assegura a participação por meio das conferências e conselhos,  em um ambiente de gestão que deve ser democrático. O controle social é tão importante quanto a gestão.  São como irmãos gêmeos, são como espelhos, um refletindo o outro. Muito já se avançou em termos de controle social no SUAS, mas nada está garantido” finalizou.

    Ainda na tarde de hoje, os Conselhos Estaduais de Assistência Social – CEAS e o Distrito Federal – CAS/DF que sediaram as Reuniões Regionais do CNAS apresentaram um diagnóstico dos temas discutidos na Regionais, as apresentações puderam ser debatidas pelos participantes da Descentralizada, após a explanação dos Conselhos.

    A Descentralizada continuará na quarta-feira, serão realizadas Oficinas com diferentes temas, confira programação completa no link: https://goo.gl/T2Wnnm

Anúncios