267ª Reunião Ordinária do CNAS foi realizada nesta semana

O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS finalizou a 267ª Reunião Ordinária nesta quinta-feira, 9 de agosto. Na segunda-feira, 6 de agosto, aconteceu a primeira reunião dessa gestão da Comissão de Acompanhamento de Benefícios e Transferência de Renda e da Comissão de Monitoramento das Deliberações das Conferências Nacionais de Assistência Social. Também ocorreu a reunião do Grupo de Trabalho sobre o Projeto de integração de sistemas de registro de informações das OSCs – Organizações da Sociedade Civil no Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

Já na terça-feira, 7 de agosto, ocorreram as reuniões das Comissões temáticas. Na quarta-feira, 8 de agosto, foram apresentados informes sobre ações realizadas e em andamento de articulação e mobilização para inserção dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC no Cadastro Único – CadÚnico, com a presença de representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – CNDI  e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.

O tema foi ponto de pauta do Conselho, pois o prazo para o cadastramento dos beneficiários do BPC vai até dezembro deste ano, aqueles que não fizerem o cadastramento terão o benefício suspenso. A quantidade de pessoas que não fizeram esse procedimento é relevante, cerca de 35,6% dos beneficiários ainda não se cadastraram no CadÚnico. São Paulo e Rio de Janeiro são os dois Estados com mais beneficiários fora do cadastro, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.

O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS ou nas Secretarias Municipais de Assistência Social.

Na quinta-feira, a Ordinária contou com a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Social – MDS, Alberto Beltrame que foi cumprimentar a nova gestão do Conselho e tratar sobre o Programa Primeira Infância no SUAS.

A próxima Reunião Ordinária do Conselho Nacional acontecerá no dia 10 de setembro com a Reunião Trimestral com os Conselhos Estaduais e o Conselho do Distrito Federal da Assistência Social, e nos dias 11, 12 e 13 a Reunião Ordinária do colegiado, todas realizadas em Brasília/DF.

Confira as apresentações da 267ª no link: https://goo.gl/8SqKBD

Anúncios