CNAS participa de audiência pública sobre orientação da ONU acerca da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

WhatsApp Image 2018-12-05 at 15.24.54

       A orientação afirma que pessoas com deficiência e suas organizações representativas devem participar dos processos públicos de tomada de decisões sobre seus próprios direitos.

       O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS participou nesta quarta-feira ,5, da audiência pública para debater uma nova orientação legal das Nações Unidas acerca da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Conselheira Solange Bueno participou da audiência representando o CNAS.

      A orientação afirma que pessoas com deficiência e suas organizações representativas devem participar dos processos públicos de tomada de decisões sobre seus próprios direitos, além de esclarecer sobre as obrigações dos Estados garantirem a participação de pessoas com deficiência, por meio de suas organizações, na implementação e no monitoramento da Convenção. A orientação foi emitida em 3 de outubro como comentário geral nº7.

     Durante a audiência a Conselheira do Conselho Nacional, Solange Bueno, falou da importância do documento. “ Eu percebi o quanto o Fórum dos Usuários a Política de Assistência Social e os deficientes estão identificados nesse documento, pois traz a questão de todas as pessoas com deficiência, essa orientação faz com que as pessoas lá nos municípios se veem, além de reafirmar que estamos no caminho certo.” Afirmou a Conselheira que representa o Fórum Nacional dos Usuários do SUAS no CNAS.

O documento completo está disponível para leitura em sua forma padrão e em formato de leitura simplificada, ambos em inglês. Os documentos do Comitê são disponibilizados em formato simplificado para que seja acessível as pessoas com deficiência.

Formato padrão: https://goo.gl/V5Pr41

Formato de leitura simplificada: Clique no link: https://goo.gl/pdG4d9

Anúncios