Conferência e Brumadinho foram assuntos da Reunião Trimestral do CNAS

      Reunião Trimestral CNAS

      A  primeira reunião Trimestral do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS com os Conselhos Estaduais de Assistência Social – CEAS e CAS/DF em 2019, realizada na segunda-feira,11/03,  teve como objetivo ouvir os Conselhos de Assistência Social sobre a realização das Conferências de Assistência Social. Os representantes dos CEAS argumentaram a importância da realização da Conferência, devido o momento difícil vivido na área da Assistência Social, ocasião importante para discutir as diretrizes da Política de Assistência Social.

     Ficou decidido que  o assunto será discutido na 273ª Reunião Ordinária do CNAS. A reunião acontecerá na quarta-feira,13, e as argumentações dos Conselhos serão levadas para conhecimento dos Conselheiros Nacionais.

     No final dos trabalhos da Trimestral o Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais apresentou relatório sobre as ações do Conselho Estadual e Municipal da região mineira em Brumadinho. O município de Brumadinho teve sua região devastada pelo o rompimento da barragem de minério no final de janeiro. A situação é precária para toda população da cidade,  o impacto social é alarmante informou o Presidente do CEAS/MG, Rodrigo Silveira e Souza.

      O Presidente esclareceu ainda que o  Conselho Municipal de Assistência Social  – CMAS de Brumadinho está articulando com outros Conselhos de políticas públicas municipais para tratar sobre  o planejamento de ações de controle social de curto, médio e longo prazos para monitorar as iniciativas previstas e propor outras formas de assegurar a defesa de direitos dos usuários e minimizar impactos, além de outras ações de competência do Conselho.

           A Reunião Ordinária do conselho vai até quinta-feira, todos os detalhes dos temas a serem discutidos estão disponíveis na pauta da RO, clique aqui para acessar.

Anúncios