Mérito CNAS

MÉRITO CNAS

INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO MÉRITO CNAS 2015 COMEÇA NESTA SEGUNDA

As inscrições para  segunda edição do Mérito CNAS  iniciam-se nesta segunda feira, 28 de setembro e seguem até o dia 28 de outubro. Esse prêmio foi instituído por meio da Resolução CNAS nº 36, de 15 de dezembro de 2013, com sua realização prevista no âmbito das Conferências Nacionais da Assistência Social.

O Mérito CNAS “Consolida SUAS”, a ser entregue durante a X Conferência Nacional de Assistência Social, destacará práticas de democracia participativa capazes de produzir resultados efetivos da atuação do controle social, em nível municipal, estadual e no Distrito Federal, que geram importantes implicações para a vida do usuário da assistência social.  Nessa edição, além da distinção da atuação dos conselhos  municipais, do Distrito Federal e dos estados, o CNAS inova reconhecendo, as iniciativas da Sociedade Civil organizada que aprimoram o controle social da Política de Assistência Social.

O concurso está dividido em duas categorias: Categoria I, que inclui os conselhos municipais de assistência social (para municípios de pequeno porte I e II; de médio porte; e de grande porte e metrópole e para os Conselhos Estaduais e do Distrito Federal), sendo um ganhador para cada uma dessas subcategorias, perfazendo quatro ganhadores nessa categoria. A Sociedade Civil está na Categoria II, que terá três premiações, uma para cada segmento, sendo eles: organização de trabalhadores, organização de usuários e entidades de assistência social que atual no assessoramento e defesa de direitos.

O CNAS disponibilizará formulários específicos no seu blog e site para que os Conselhos de Assistência Social Municipais, do Distrito Federal e Estadual e a sociedade civil organizada possam fazer a inscrição, que só será válida e confirmada após o encaminhamento para o e-mail “cnas@mds.gov.br” do formulário devidamente preenchido e dos documentos comprobatórios digitalizados.  No dia 16 de novembro será divulgado o resultado da seleção do Mérito CNAS e a premiação será realizada no dia 7 de dezembro durante a X Conferência Nacional de Assistência Social.

 

“PRÊMIO CONSOLIDA SUAS!”

O Mérito CNAS trata do reconhecimento, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), das práticas exitosas de participação e do controle social da política de assistência social. Nessa segunda edição, além das iniciativas dos conselhos dos municípios , do DF e dos estados, o CNAS inova reconhecendo as iniciativas  da Sociedade Civil organizada que aprimoram o controle social da Política de Assistência Social.

O Mérito CNAS destaca práticas de democracia participativa capazes de produzir resultados efetivos da atuação do controle social em nível municipal e estadual e DF que geram importantes implicações para a vida do usuário da assistência social.

Deve ser compreendido como um processo estimulador de visões e atitudes afirmativas  do controle social, imprescindível no contexto da política pública de assistência social, destacando práticas inovadoras, valorizando pessoas e fortalecendo princípios da participação social responsável e orientada para as reais necessidades dos usuários.

Dos objetivos centrais

São objetivos centrais do Mérito CNAS:

  • Contribuir na visibilidade das práticas no campo do controle social;
  • Colaborar para uma melhor compreensão da sociedade e dos gestores sobre a assistência social;
  • Estimular processos organizativos que contribuem para a ampliar e qualificar a participação da população na formulação, gestão e controle social das políticas de assistência social;
  • Reconhecer e divulgar iniciativas de fortalecimento e de experiências no campo do controle social que possam ser replicadas ou adequadas para os demais conselhos, órgãos gestores e sociedade civil;
  • Fortalecer o controle social no âmbito da gestão e da sociedade civil.

 

Do Público-Alvo

Podem participar do Mérito CNAS 2015, os conselhos de assistência social dos municípios, estados, Distrito Federal e organizações  da Sociedade Civil (usuários trabalhadores e entidades).

Acesse aqui o documento do Edital com todas as informações do Mérito CNAS – Prêmio Consolida SUAS!

OBS.: Para preenchimento dos fomulários serão disponibilizados no final do Edital como documentos em formato do WORD para as Categorias I e II.

A inscrição só será confirmada após o preenchimentos destes formulários, que devem ser salvos e encaminhados, juntamente com os documentos comprobatórios digitalizados (conforme consta em edital) para o email: cnas@mds.gov.br

Esclarecimentos podem ser realizados através dos telefones 61 2030-2449 ou 61 2030-2404.

Anúncios