Reunião Regional do CNAS com os CEAS – Região Norte, teve, no final do seu primeiro dia, o lançamento do Livro “O Fator Amazônico e a Interface com o Sistema Único de Assistência Social”

Dia 21 de agosto, durante a realização da Reunião Regional do CNAS com os CEAS,  no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, foi lançado o livro “O Fator Amazônico e a Interface do Sistema Único de Assistência Social”, publicado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Essa obra foi organizada pelos professores Edival Bernardino e Joaquina Barata, pela secretária adjunta da Seas, Meive Piacesi e pela secretária municipal de assistência social de Abaetetuba, Rita Abreu, durante o Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, realizado em 2013. Nele, são discutidas questões em relação ao Fator Amazônico relativas à dimensão social, diversidade étnica e cultural, os extensos e desafiadores territórios relacionando-as com a construção do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Região Norte.

O titular da Seas, Heitor Pinheiro, abriu a cerimônia de lançamento falando sobre o esforço dos órgãos de publicarem o trabalho desenvolvido durante o painel sobre o tema do livro. Para o professor Edival Bernardino, o livro demonstra de forma definitiva, em âmbito nacional, as especificidades da região amazônica. “Iniciamos com esse livro um marco conceitual, onde podemos ver agora a Amazônia com um olhar para as suas potencialidades e diferenças, fatores que a enriquecem”. A cerimônia contou com a presença de representantes dos Conselhos Estaduais da Região Norte e com representantes do CNAS, por meio do Presidente Edivaldo da Silva Ramos e dos conselheiros Anderson Miranda, Solange Teixeira, Cláudia Faquinote, Fátima Rampin, Zilene Rabelo, Clátia Vieira e Juliana Agatte e de representantes da Secretaria Executiva do CNAS.

Anúncios