Censo SUAS 2016: fiquem atentos aos prazos!

 Censo SUAS 2016: fiquem atentos aos prazos!

O preenchimento do Censo do Sistema Único da Assistência Social (Suas) – Censo SUAS inicia este mês. Os Conselhos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal de Assistência Social devem começar a preencher o questionário no dia 26 de setembro, de acordo com calendário do Censo 2016.

O CNAS alerta a todos os Conselhos de Assistência Social sobre o prazo de abertura, encerramento e solicita que eles evitem deixar para o último dia o preenchimento do questionário.  No caso dos Conselhos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal o prazo encerra no dia 18 de novembro.

Já os CRAS, CREAS, Centro Pop, Centro de Convivência, Centro DIA e Similares, Unidades de Acolhimento, Gestão Municipal e Estadual devem ficar atentos as datas de preenchimento disponibilizadas  no calendário do Censo SUAS abaixo.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDAS) realiza anualmente o Censo SUAS, sendo o órgão responsável pela coleta e divulgação dos dados.  O Ministério lembra que o não preenchimento do Censo SUAS pelo município produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos.

A finalidade do Censo é coletar informações sobre os serviços, programas e projetos de assistência social realizados pelos municípios e estados, bem como informações sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social, com objetivo de aprimorar o processo de gestão do SUAS.

Preenchimento: Basta acessar o link:
http://aplicacoes4.mds.gov.br/sagicenso/censosuas_2016/auth/index.php utilizar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede SUAS,  mesmo login e senha de acesso ao sistema CadSUAS. Qualquer divergência entrar em contato por meio do endereço eletrônico e-mail: vigilanciasocial@mds.gov.br.  Problemas relativos à senha de acesso poderão ser solucionados pelo telefone 0800 707 2003.


Calendário do Censo Suas

Questionário Abertura Encerramento
CRAS 12 de setembro 4 de novembro
CREAS
Centro POP
Centros de Convivência 26 de setembro 18 de novembro
Centro DIA e Similares
Conselhos (municipal e estadual)
Unidades de Acolhimento 3 de outubro 2 de dezembro
Gestão Municipal 17 de outubro 2 de dezembro
Gestão Estadual
Período de Retificação 5 de dezembro 9 de dezembro

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios