Censo SUAS

Censo SUAS 2016

 

Os Conselhos de Assistência social possuem posição de ator fundamental do SUAS, sobretudo, ao garantir a participação popular na construção e fiscalização da política pública de assistência social. Em seus espaços os Conselhos participam da construção e avalizam a Política de Assistência Social do executivo, e o fazem decisivamente em atenção às normativas, planos, pactos e deliberações das conferências por um lado, e também em atenção às peculiaridades regionais e locais, por outro.

Mas para que os Conselhos funcionem de forma adequada é preciso infraestrutura e recursos financeiros. Você sabia que, de acordo com o Censo SUAS 2015, 84% dos conselhos municipais se utilizam dos 3% de recursos da gestão descentralizada (IGD-PBF e IGD-SUAS) para garantir seu funcionamento? Além disso, sabia que em 73 % dos municípios há a previsão de destinação de recursos específicos do órgão gestor para o funcionamento e manutenção dos seus respectivos conselhos de assistência social?

Por outro lado, o Censo SUAS 2015 revela que 26% dos conselhos municipais ainda não possuem Secretaria Executiva/Unidade de Apoio para o seu funcionamento. Isso aponta uma fragilidade que deve ser observada, dado que sua falta compromete o bom funcionamento do controle social no SUAS nessas localidades.

Esses e outros pontos sobre os Conselhos e sobre a gestão do SUAS são registrados de forma descentralizada e acompanhados pelo nível federal por meio do Censo SUAS. Seu preenchimento deve ser feito com fidedignidade à situação real para que sirva como instrumento para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social e do fortalecimento do Controle Social.

O questionário do Censo Suas 2016, está disponível em: http://aplicacoes4.mds.gov.br/sagicenso/censosuas_2016/auth/index.php. Lembre-se, é necessário login (CPF) e senha para acesso ao CADSUAS. Não perca o prazo para o preenchimento!

EM CASO DE dúvidas, contatar o MDSA, através do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br, ou pelo telefone 0800 707 2003.

 

Calendário do Censo Suas 2016

Questionário Abertura Encerramento  
CRAS 12 de setembro 4 de novembro  
CREAS  
Centro POP  
Centros de Convivência 26 de setembro 18 de novembro  
Centro DIA e Similares  
Conselhos (municipal e estadual)  
Unidades de Acolhimento 10 de outubro 02 de dezembro  
Gestão Municipal 17 de outubro 02 de dezembro  
Gestão Estadual 26 de outubro 02 de dezembro  
Período de Retificação 05 de dezembro 09 de dezembro

Agradecemos o empenho e compromisso dos Conselhos com este importante instrumento de monitoramento e avaliação do SUAS.

Anúncios